domingo, 13 de fevereiro de 2011

Cultura: Origem da denominação "Aldeia"

Encontrei num livro bastante interessante, "Glossario de Vocabulos Portuguezes, Derivados das Linguas Orientaes e Africanas, Excepto a Arabe", por D. Francisco de S. Luiz, Bispo reservatario de Coimbra, livro de 1837.

Este livro apresenta mais de uma centena de páginas com uma descrição da origem de bastantes palavras portuguesas, de origens Gregas, Persas, Hebraicas, Africanas, e outras, demonstrando mais um vez a riqueza do Português.

Como a Gesteira é uma aldeia, apresento aqui a origem do vocábulo "aldeia":

Sem surpresa, a palavra "aldeia", passou da "terra dos pêssegos" (Pérsia) para o Árabe, e daí para o Português.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Baú da Gesteira: Barracos de madeira

Num dos livros que estou a ler neste momento vem um pouco da descrição da "nossa" região.
Na página 46 do livro "História de Portugal", Vol. 1: Antes de Portugal, coordenado pelo Dr. José Mattoso, Editora Estampa, vem o seguinte texto:
"Entre os povoamentos mais recentes deve destacar-se o das areias do Oeste, entre Aveiro e a Figueira da Foz, que, de início, era formado por povoações temporárias, de «barracos» de madeira, construídas e ocupadas por gentes do interior e que aí se instalavam temporariamente para a pesca de Verão; pouco a pouco foram permanecendo ao longo do ano, acabando por constituir povoações fixas, dependentes da pesca e de alguma agrícultura de sobrevivência, possibilitada pela «colonização» das areias pelos sargaços - uso tão importante e antigo que já aparece regulamentado em foros da Idade Média. A partir da década de 60, com o surto do turismo, foram transformadas em estâncias de veraneio, já sem qualquer pitoresco e pejadas de gente. De todas estas povoações, a mais importante, tanto quanto era um singular aglomerado de casas de madeira, com dois e três andares, construídos sobre estacas, como actualmente, em que delas já nada resta, é, sem dúvida, Palheiros de Mira, hoje Praia de Mira, pelo desenvolvimento que atingiu e pelo movimento que regista no Verão. No conjunto, o litoral oeste, que representa cerca de dois terços da extensão total da costa, é rectilíneo e exposto quase todo o ano aos ventos dominantes de oeste."

domingo, 6 de fevereiro de 2011

1º Aniversário do Blog da Gesteira

Foi a 6 de Fevereiro de 2010 que lancei o primeiro grão de areia na engrenagem da internet.
O objectivo era de dar a conhecer melhor a nossa terra, mas sobretudo de juntar as nossas gentes e de não deixar cair no esquecimento aquilo que nos fez, e aqueles por estas areias passaram, que nelas nasceram, viveram, morreram, que nelas foram felizes e que nelas sofreram.
Com quase 3400 visitas em 1 ano, e com vários contactos que tive, dos mais diversos cantos do mundo, penso que o meu objectivo está a ser cumprido.
Agradeço a todos os que me enviaram e-mails, a todos os que foram comentando os artigos, e espero que o continuem a fazer durante o próximo ano. A minha promessa é continuar a aprender (sobretudo convosco) e partilhar aquilo que vou descobrindo.
Mais uma vez relembro que quem quiser contrbuir com informações, fotos, ou outros assuntos de interesse da nossa região, que me contactem.
Parabéns ao nosso blog! E obrigado!